Há
autores que nos fazem pensar, questionar, debater. Há autores que nos fazem
sonhar, romancear. E há outros ainda que nos emocionam até as lágrimas. Seja
qual for o estilo, o que importa é o quilate da literatura. E Mario Prata é aquele autor que nos deixa de alma leve, com sua cronicas espirituosas e seu humor sagaz.
Ele não tem pudor de fazer os
comentários mais estapafúrdios, de cara lavada, não tem medo de se expor de
calças curtas nem de rir de si mesmo.
E
essa disponibilidade está presente em “Minhas Tudo”, publicado pela Objetiva em
2001.
Nesse divertido livro de crônicas, Prata faz um “inventário de si mesmo”,
enumerando seu cotidiano através de objetos pessoais, como um indiscreto criado mudo, um colchão usado ou um velho exemplar de Dostoiévski “nunca lido”.
São dezenas
de crônicas sobre os mais insólitos objetos e situações, o que permite que o livro
seja folheado ao acaso, sem ordem cronológica, assim como são as histórias. No desencadear das ideias, cada texto traz inserida em negrito, a palavra que
dará origem ao tema da crônica seguinte.
Mario Prata incorpora com exatidão o dom do cronista e falar do
cotidiano, com um olhar que todos temos mas que só ele traduz em palavras. O
que ele diz (escreve) certamente passou pela nossa cabeça, mas ninguém conta,
como ele, situações triviais com esse
charme despretensioso dos que não se levam a sério. Prata merece o título de representante
legitimo das pessoas comuns. O que o torna um autor incomum.
Em "Minhas Tudo", entre outras hilárias situações, Prata descreve a saga de um velho exemplar de
“Obras Completas de Dostoievski, Volume Quatro”. Um livro “viajadíssimo” que
ele carrega pra todo lado: Alemanha, 1978. Cuba, 1989. África, 90 e
91 - e outros destinos, sem jamais ter lido uma linha para saber “qual o bode dos
irmãos russos”. Com uma ressalva: as duas primeiras páginas, fabricadas
com folhas de seda fininha, serviram para atividades menos literárias: ele
revela, na cara dura, que nunca leu, mas fumou Dostoievski.
Com
a mesma presença de espírito lá vai o Mario registrar a conversa que teve certo
dia com um vírus, alojado em seu computador. E o que esse vírus tinha de
diferente dos demais, pasmem: ele não só tumultuava e ameaçava a integridade dos arquivos,
mas também do próprio autor.
“- Você
tem certeza que quer salvar este documento?”
“- Tenho”.
“- Absoluta?
Tá uma merda.”
E
a conversa se estende a ponto de o autor sonhar com a volta de sua velha
Lettera 22.
Mais
à frente, o cronista exaltará a importância de uma parte esquecida de nossa anatomia:
o joelho, “essa palavra feia, que proporciona rimas fáceis e deselegantes”. Num
quarto frio do Uruguai ele se dá conta da existência de seu joelho, que “sabe
que lá fora está zero grau. E sofre, coitado.”
Seguem-se as elucubrações pratianas
sobre a serventia do dito cujo – “Experimente fazer xixi com a perna um pouco
esticada.” “ Se o sabonete cai no chão na hora do banho, esqueça.”
“Mas a dificuldade maior é para se fazer amor, sem a colaboração total e
imprescindível do joelho. É
ele quem engata a primeira, e ele quem gira para uma marcha a ré
mais arriscada.”
Na
lista de assuntos do Prata não falta o constrangimento de presenciar, durante a
mudança para o apartamento novo, a gaveta de seu criado mudo se abrir, por
acidente, deixando cair no hall do prédio e à vista dos futuros vizinhos,
detalhes indiscretos de sua vida, como revistas Playboys,
camisinhas, um par de brincos dourados, duas pilhas Duracell e um tudo de
Redoxon, entre outros apetrechos. “ Fiquei olhando para o indecente móvel que
eu achava mudo.” E que entregava agora para estranhos cinco anos de sua vida.
E
quem melhor do que o Mario para analisar a utilidade de uma fila?
Contemporiza ele que “uma fila de banco é diferente de uma fila de padaria. Uma fila de
campo de futebol não tem nada a ver com a fila do supermercado”.
“A
pior fila, no consenso geral, e a fila do banco. Sim, você começa a sofrer com
ela no dia anterior. Amanhã eu vou ter que ir ao banco. E você já dorme com a
fila na cabeça(..). Ninguém esta feliz numa fila de banco ja notou? O sujeito
ja chega sofrendo”. (E nao é que o Prata tem razão?)“Mas o pior na fila
do banco é que a gente que está mais
atrás, olha a quantidade de papelzinho que o da frente tem na mão e logo pensa:
isso vai longe.”
Mineiro de Uberaba, Mario Prata escreve como quem divaga, de cerveja na
mão num sábado à tarde. Não é o que ele escreve, mas a forma como o faz que o torna cativante. Tem
se a impressão de que ele é o primeiro a
gargalhar de seus próprios escritos. Posso imaginá-lo fazendo pausas diante de um
texto inacabado explodindo num riso solto antes de retomar a seriedade do
oficio de escritor. Porque esse camarada definitivamente sabe rir de si mesmo
tanto quanto parece rir da vida.
Aconchegue-se
no sofá ou na sua poltrona favorita e prepare-se para boas risadas. Acompanhe Mario falando de corpo, de umbigo, de aeromoça,
de carteira e o que mais vier à cabeça. É muito provável que você feche o livro
com a sensação de ter tido uma conversa leve com o vizinho ali do lado. Antes
de ser um escritor ágil, certeiro e criativo, o Mario Prata é isso mesmo: o
vizinho ali do lado. Boa leitura.
Minhas Tudo
Autor: Mario Prata
Editora Objetiva
Ano: 2001
Número de páginas: 224
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