quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Livro 23: O Outro (Bernard Schlink)

Após a morte repentina de sua esposa (Lisa), um homem (Bengt) recebe uma carta de alguém que não sabe que ela morreu. A grande curiosidade ou comiseração o leva a abrir e ler a mensagem, momento em que começa a descobrir um outro lado de sua esposa que ele não conhecia. Ela tinha com o autor da carta uma ligação amorosa.
Obcecado por entender que ligação é essa e como ela se deu sem que ele percebesse, o homem decide responder a essa carta, como se fosse Lisa. Ao mesmo tempo que mantém viva a memória da esposa, a cada nova carta, ele a redescobre. O que se lê nas entrelinhas é a angústia do homem ao perceber que sua esposa não era sua, não era quem ele julgava ser. Ela, sim, era outra.
Nas páginas seguintes, sente-se que o próprio marido está se deixando seduzir pela figura do amante (não no sentido sexual, mas mental). Afinal, quem será esse homem extraordinário que mereceu o amor de sua esposa? Inevitavelmente chegará a hora de ele ir ao encontro do Outro.


Bernhard Schlink nasceu em 1944, em Bielefeld, e é jurista de formação. Autor, entre outros, de O leitor, A volta para casa e A menina com a lagartixa. O Outro também ganhou versão cinematográfica, com Liam Nesson, Antonio Banderas e Laura Linney.

Editora: Record
Autor: BERNHARD SCHLINK
Ano: 2009
 Número de páginas: 96



Quando li: 2009
Como adquiri: comprado em livraria do Aeroporto de Guarulhos numa viagem a Uberlândia, MG, para o Prêmio Profissionais do Ano. Li em algumas horas esperando a hora do vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário