terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Livro 15: A Pata da Gazela (José de Alencar)

“ O leão deixou que lhe cerceassem as garras;
foi esmagado pela pata da gazela.”

Romance de José de Alencar, publicado em 1870, baseia-se no conto "A Cinderela" e na fábula do leão amoroso de La Fontaine.



Nessa trama romântica que envolve uma moça e dois rapazes da sociedade carioca do século XIX, o autor analisa o comportamento humano, fazendo uma comparação entre o amor genuíno e o amor superficial, que vive de aparências. Mas o ponto marcante do livro é a utilização de um tema que causou polêmica na época: o fetichismo por pés.

Na história, um jovem e sedutor (Horácio) encontra um pé de botina de pelica tamanho 29, caído na calçada. Outro jovem, Leopoldo, está presente na cena, mas o que ele vê é uma linda jovem numa carruagem, Amélia, junto com a prima Laura. Ele fica imediatamente encantado pela primeira.
Acreditando ser Amélia a dona do sapatinho - e portanto, dos pés delicados - Horácio fica encantado pela moça e tudo faz para se apoximar dela. Já Leopoldo, que também se interessara pela moça,ao vê-la um dia entrando no coche, supõe ter visto um de seus pés, constatando ser o mesmo deformado. Apesar de decepcionado, o amor que sente pela jovem o faz superar a repulsa.
Em uma situaçao antagônica, Amélia vê-se cortejada pelos dois rapazes: um (Horácio) a cultua por imaginar que ela tenha pés delicados e pequenos (que ela esconde das vistas de todos) e o outro (Leopoldo) a ama devotadamente, embora julgue que ela tenha pés aleijados.
Horácio, o jovem fútil e fetichista chega a pedir a moça em casamento, apenas para ter o prazer de ter para si a dona dos pezinhos de gazela. Amélia pede um tempo para pensar e quando toma conhecimento da superficialidade do amor do jovem, arma um plano para colocar esse sentimento à prova. Com isso, Horácio acabará esmagado pela Pata da Gazela, deixando caminho livre para o gentil Leopoldo, cujo amor era sincero e altruísta.
Em tempo, caberá ao leitor descobrir: - Será Amélia a dona da botina de pelica perdida no começo do romance?

A Pata da Gazela
José de Alencar
1870

Quando li: 2009
Como adquiri: sebo. Eu queria ler mais sobre José de Alencar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário