sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Livro 11: A mulher que escreveu a bíblia (Moacyr Scliar)



Em The Book of J,  Harold Bloom levanta a tese de que a primeira versão da Bíblia hebraica teria sido escrita por uma mulher, na segunda metade do século X a.C.
Moacyr Scliar desenvolve sua própra versão em cima desta hipótese, nesse romance curioso e bem-humorado.
´Depois de sofrer uma desilusão amorosa, uma mulher submete-se, por meio de um ex-historiador charlatão, a uma "terapia de vidas passadas" e após longas sessões, descobre ter sido uma antiga cidadã de Canaã, filha de um pastor de cabras, no século X a.C . Por sinal uma mulher feíssima, mas intelectualmente brilhante, que acaba se tornando uma das 700 esposas do Rei Salomão.
Em um manuscrito deixado para o  "terapeuta", ela reconstitui essa vida passada, contando ter sido a  única letrada entre as esposas de Salomão, tendo recebido deste a tarefa de escrever a história da humanidade e do povo judeu,  missão a que uma junta de escribas se dedicava  há anos sem sucesso.
[...] Não quero ser lembrado por ruínas. Quero ser lembrado por algo que dure para sempre. Sabes o quê?
Fez uma pausa, olhou-me, e anunciou, solene:
— Um livro. Um livro que conte a história da humanidade, de nosso povo. Um livro que seja a base da civilização.

A mulher que escreveu a Bíblia é o relato em primeira pessoa da trajetória dessa personagem anônima. Nele ela revela que se apaixonou pelo rei Salomão e conseguiu, depois de algumas tentativas frustradas, consumar o casamento e também concretizar a missão  de escrever uma  versão da Bíblia que, infelizmente, acaba se perdendo num incêndio de origem duvidosa em seus aposentos.
Com uma escrita que  combina linguagem erudita com palavras de baixo calão, sempre com uma boa dose de inteligência e sarcasmo, ela apresentará novas e irreverentes versões sobre episódios bíblicos, como o das duas mulheres que recorreram a Salomão na disputa por um bebê ou o encontro do Rei com a bela Rainha de Sabá. Último romance escrito por Moacyr Scliar e lançado no final de 1999, A mulher que escreveu a Bíblia ganhou o Prêmio Jabuti 2000.

Quando li: 2007
Como consegui o livro: comprei por indicação de site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário