sábado, 5 de janeiro de 2013

Livro 5: O Leitor (Bernhard Schlink)

Michael Berg é um homem amargurado. Ele não consegue manter um relacionamento estável com nenhuma mulher. Casou-se, teve uma filha, mas o casamento fracassou. Ele guarda em sua memória a história de de um amor adolescente e o drama que viveu anos depois. A história é revelada em forma de lembranças do próprio Michael.
Ele tinha 15 anos quando conhecera Hanna Schmitz, 20 anos mais velha. E com ela viveu sua primeira paixão em encontros que seguiam o mesmo ritual. Antes do amor ele lia para ela clássicos de Tolstoi, Dieckens e Goethe. Até que um dia Hanna desaparece. Michael passa anos de sua vida se questionando o que acontecera com sua amada até que a reencontra, sete anos depois, sendo julgada por crimes cometidos no nazismo. Fazendo parte de um grupo de estudantes de Direito convidados a assistir e estudar o julgamento, Michael vive sentimentos confusos a partir daí, com relação a seus sentimentos e às atitudes que deve tomar. Ele conhecera Hanna e a amara. Mas ele não conhecia a pessoa que estava sendo julgada. Até que as peças do quebra-cabeça se encaixam e ele descobre outro segredo de Hanna. Um segredo que ela preferirá manter oculto mesmo sabendo que se revelado, poderia salvar sua vida. Por piedade e respeito, o dilema de Michael fica ainda maior. Dizer a todos o que sabe e trair a mulher que ama, ou respeitar o seu segredo e deixar que ela seja condenada.

"Ela envolveu-me nos braços. Eu era pouco mais alto do que ela, senti seus seios no meu peito, cheirei na estreiteza do abraço meu hálito ruim e seu suor fresco e não sabia o que devia fazer com os braços. Parei de chorar. Perguntou-me onde eu morava, pôs os baldes na entrada e me levou para casa. Andou ao meu lado, uma das mãos segurando a minha pasta e a outra sobre o meu braço. A distância não é grande da Bahnhofstrasse até a Blumenstrasse. Ela andava depressa e com uma decisão que me tornava fácil manter o passo. Em frente de nossa casa despediu-se. No mesmo dia minha mãe trouxe o médico, que diagnosticou a hepatite. Em algum momento contei à minha mãe sobre a mulher. Não acredito que a tivesse visitado se não fosse isso. Mas para minha mãe era evidente que eu, logo que pudesse, fosse comprar com meu dinheiro um buquê de flores, apresentar-me e agradecer. Desse modo, fui no fim de fevereiro à Bahnhofstrasse".

Livro: O Leitor
Autor: Bernard Schlink


Quando li: 2009
Comprado por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário